Com o surgimento da internet e a consequente evolução dos meios de comunicação, é cada vez maior a quantidade de pessoas que iniciam um negócio online. 

Existe uma centenas de sites em português que se dedicam a monitorar oportunidades de negócios digitais e dão dicas sobre como gerenciar um negócio e atrais um público para ele.

Em geral, existem três categorias básicas de negócios digitais:

  • Venda de infoprodutos ( e-books, cursos e eventos online);
  • Prestação de consultoria para determinado nicho (empreendedorismo, educação, saúde, etc.);
  • Marketing digital ( sendo remunerado pela promoção de negócios de terceiros, tais como programas de afiliados).

Para o bem da verdade, é certo que muitas pessoas iniciam no mercado a fim de conseguir uma renda extra. Uma grande parcela dessas pessoas acredita na alta conversão (no sonho de rendimentos astronômicos) com mínimo esforço, as chamadas máquinas de dinheiro.

Ocorre, porém, que, como diria Flávio Augusto da Geração de Valor NÃO EXISTE ALMOÇO GRÁTIS, ou seja, nenhum negócio prospera se não houver dedicação para desenvolver e administrar o negócio. Parece que não, mas muitos empreendedores acabam fracassando por não possuir um planejamento mínimo que preveja custos, impostos e, claro, problemas.

Os poucos que captam a ideia e prosperam no mercado digital entendem que todo negócio é igual, seja ele físico ou digital, ambos exigem investimento na produção de conteúdo e, sobretudo na contratação de profissionais competentes que possam oferecer uma consultoria de qualidade que possa lhe auxiliar na tomada de decisões.

Um negócio começa pequeno e, se tomadas as decisões corretas.  vai crescendo e se consolidando de forma orgânica, ou seja, naturalmente.

Assim, tendo em mente que um negócio digital também é uma empresa e tem suas obrigações, igualmente, a qualquer negócio, a contratação de um bom contador é primordial para que o empresário não tenha problemas com o fisco e demais órgãos fiscalizadores para, assim se preocupar apenas com o que interessa que é o desenvolvimento do negócio.

O Brasil, sabe-se que é um país entre os que mais tem burocracia no mundo quando se trata de abertura de empresas, manutenção das obrigações acessórias e apuração e pagamento de tributos.  O empreendedor já tem tantas coisas para se preocupar como:

  • Criar a ideia do negócio e continuar inovando para ganhar mercado;
  • Gerenciar os clientes já conquistados;
  • Administrar os recursos utilizados na operação do negócio e reduzir custos;
  • Gerenciar os funcionários contratados, etc.

Um bom escritório de contabilidade, assim como a Isotec deve prestar a assessoria contábil, tributária e trabalhista que o negócio precisa a um preço justo e, claro, auxiliar o empreendedor a tomar decisões que ajudem o negócio a crescer.

Muitas pessoas falam que é fácil abrir uma empresa. De fato, dependendo do tipo de empresa que o empreendedor abrir, torna-se fácil abrir mesmo. Porém, nem todo tipo de empresa se aplica para todo tipo de negócio.

Para negócios digitais, fala-se muito da abertura de um Microempreendedor Individual (MEI).  Ocorre que essa figura jurídica é uma política público do governo para incentivar os milhares de empresários que desenvolvem atividades informais no Brasil, o que torna esse tipo de empresa pouco flexível para as empresas digitais, devido as excessivas limitações aos empreendedores.

Como demonstrado, até mesmo para abrir a empresa, o empreendedor deve ter uma assessoria de qualidade que possa ajudá-lo a escolher o tipo de empresa que melhor se encaixa ao tipo de negócio dele. E, depois da abertura da empresa, deve ter entender que mensalmente existirão obrigações como:

  • Contribuições previdenciárias;
  • Escrituração fiscal e apuração de tributos;
  • Escrituração Contábil e entrega de declarações obrigatórias;
  • Apuração de salários e horas extras de funcionários, etc.

Este texto não tem o interesse de desestimular o empreendedor, mas sim de fazê-lo também refletir quanto às obrigações que a abertura de um negócio demandam. O planejamento de um empreendimento começa já na sua regularização.

Entre em contato com a ISOTEC Escritório Contábil e Financeiro. Nossos profissionais têm larga experiência na assessoria de novos negócios. Deixe-nos ajudar o seu negócio a crescer.

 

Fonte das imagens:

1 – http://www.attivup.com.br/ideias-de-negocios-online/

2 – https://br.pinterest.com/maracristinaj/figuras/