#IMPOSTOS: Nossas vidas estão expostas ao mundo

Publicado por Marcos Cabral em

“Conhecimento é poder. Fornecer informações, é dar controle.” Mais uma reflexão do pensador Leandro Karnal. A palestra na íntegra, você pode conferir no Canal Território Conhecimento.

Conhecimento é poder. Fornecer informações, é dar controle

Há pouco menos de 30 anos atrás, computadores para uso doméstico não existiam. Hoje, carregamos em nossos bolsos smatphones que superam milhares de vezes a capacidade dos primeiros computadores.

Alguns chegaram a dizer, inclusive, que a moda não iria pegar. Somente no Brasil, a quantidade de celulares ativos supera o número de habitantes no país. Ou seja, muitas pessoas diariamente possuem mais de um celular para se comunicar.

As facilidades trazidas pelo uso da tecnologia incentivaram a sociedade a criar novos hábitos. Exemplo indiscutível disso é que a grande maioria das pessoas pode esquecer sobre a mesa de casa artigos como óculos, chaves, mochilas e ter um dia tranquilo sem se darem falta. Enquanto se saírem sem o celular, sentem uma necessidade enorme de retornar para buscá-lo.

A ISOTEC Escritório Contábil e Financeiro é uma organização entusiasmada com a tecnologia. Inclusive, aqui no site já foram publicados vários conteúdos que analisam os impactos das tecnologias nos negócios de nossos clientes (Confira a lista completa).

Exemplificando, apenas nos últimos dez anos, todas as empresas no Brasil e no mundo viram-se  com várias oportunidades e desafios por conta das novas tecnologias:

Crescimento das transações por meio de cartão magnético:

 A praticidade trazida pelos cartões de crédito e débito, as flexibilidades no pagamento e a dinamização da venda, fazem com que o consumidor gaste mais no estabelecimento. Hoje em dia, é praticamente inconcebível encontrar um estabelecimento comercial que não aceite cartões;

A digitalização dos bancos

  • Antes, as empresas mantinham um sistema de malote. Basicamente, esse era um serviço fornecido pelas instituições financeiras para melhorar a experiência do cliente para que ele não precisasse pegar filas para pagar suas contas. As filas nas agencias bancárias eram enormes e exigiam paciência. Hoje, ir ao banco é uma questão de extrema necessidade, afinal é possível acessar extrato, pagar e receber contas, gerenciar recebíveis, fazer investimentos e utilizar todas as facilidades do banco sem nem sair do escritório. Pode não parecer, mas essa tecnologia dos bancos fez com que as empresas ganhassem produtividade e diminuíssem custos, uma vez que podem fazer pagamentos a qualquer horário e não precisam de que um funcionário fique na fila do banco.

Evolução dos sistemas de gestão empresarial

Há pouquíssimo tempo, para faturar uma venda, as empresas utilizam notas fiscais manuscritas em talões. Se o cliente comprasse 30 itens, cada um deveria ser especificado no papel. O processo de fazer o pedido, faturar a nota fiscal e receber o pagamento, poderia demorar horas e até dias. Hoje, a apenas alguns cliques e pouco menos de 10 minutos, é possível percorrer todo o processo da venda até o pagamento. Sem falar nos benefícios de controle do estoque automatizado, relatórios gerenciais diários e centralização das informações.

E, por último, a venda pela internet

Há pouco menos de 5 anos atrás, era perigoso comprar pela internet. Hoje, é difícil encontrar alguém que não nunca o tenha feito. Antes, as pessoas iam até as lojas, tinham um relacionamento com o vendedor e normalmente compravam naquela loja de varejo tradicional sem pesquisar muito.Hoje, o volume de vendas online está próximo de bater o volume de vendas físicas.

O comportamento do consumidor está mudando: pesquisa qual é o melhor produto, compara preços nas diferentes lojas online e, somente acaba comprando em loja física, se as condições de frete e preço são mais favoráveis do que na internet.

A internet dinamizou o mercado, criou oportunidades de negócios e aumentou as vendas. Muito empresários ainda acreditavam que para fazer vendas online, exigia-se um bom investimento em site. Porém, os marketplaces vieram para ficar: Sem custo adicional nenhum, é possível vender produtos e serviços em sites como Amazon, Americanas.com, MercadoLivre, Saraiva, Submarino, entre outros.

Pois bem, que a internet e a tecnologia transformaram a forma de se fazer negócios no mundo inteiro é indiscutível. Porém, muitos empresários não compreendem as mudanças na forma de fiscalização do governo.

Hoje, cartão de crédito/débito e boleto são os principais métodos de pagamento utilizados no mercado. As operadoras de cartão e as instituições financeiras têm obrigação de informar o fisco sobre as transações realizadas e dos recursos creditados nas contas das empresas e pessoas físicas.

Vendas pela internet exigem que a empresa emita nota fiscal, diminuindo assim a sonegação de tributos.

A emissão de notas fiscais eletrônicas permitem que o fisco cruze informações de compra produção de produtos, compra de mercadoria, venda e revenda de produtos e serviços. Quer dizer, é muito mais fácil de se fiscalizar aquele estabelecimento que vende e compra sem nota fiscal.

Antes, para constatar um irregularidade era necessário que o fiscal fosse até o estabelecimento e passasse dias analisando documentos fiscais e livros de escrituração fiscal e contábil. Hoje, os livros são digitais, as notas são eletrônicas e as transações financeiras são rastreadas. Significa dizer que o fiscal nem faz uma visita: constatou uma irregularidade, já manda a notificação para o empresário se regularizar.

Este texto não é para assustar ninguém. É, na verdade apenas uma reflexão sobre como as novas tecnologias impactam a gestão das empresas. Manter um “caixa dois” é muito mais difícil hoje do que antigamente. Muitas empresas gastam mais para manter um controle por fora do que manter todo o negócio na regularidade.

As tecnologias facilitaram os negócios, mas aumentaram substancialmente a quantidade de informações que enviamos ao fisco toda vez que fazemos uma única transação. Para o leitor entender: em uma única nota fiscal de venda, modelo 55, com um único item, conta com mais de 200 informações sobre o vendedor, produto, comprador, forma de pagamento, transporte e tratamento tributário.

Uma única NF-E, modelo 55, de venda tem pelo menos 200 informações sobre o vendedor, produto, forma de pagamento, transporte e tratamento tributário.

O cruzamento das informações chega a assustar os mais desavisados. O empresário que vende um produto ou serviço com cartão de crédito, débito ou boleto e não emite documento fiscal para não pagar muito imposto, corre um grande risco de sofrer uma sanção automática do fisco.

No Brasil, quem não sonega, não prospera. Esse ditado caiu por terra.

O velho ditado do empresário brasileiro “No Brasil, quem não sonega, não prospera” caiu por terra. Hoje, é sonegar dá mais trabalho do que manter-se regularizado.

Manter-se organizado e atualizado das informações contábeis, gerenciais e tributárias é questão determinante para sobrevivência dos negócios. O empreendedor deve buscar se atualizar e, sobretudo, aliar-se a bons profissionais da contabilidade e do direito para orientá-lo sobre as melhores práticas para o bom andamento do negócio.

A ISOTEC Escritório Contábil e Financeiro é uma organização com mais de 40 anos de tradição. Hoje une tecnologia e experiência para ajudar pequenos e médios negócios a se estabelecerem e crescerem. Nossa filosofia é prestar um serviço de qualidade e desenvolver um relacionamento de confiança com nosso cliente para, juntos, contribuirmos para o crescimento econômico do Brasil.